7 livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade

Sempre ouvimos que as crianças são o futuro, que elas têm o potencial para desenvolver um novo olhar sobre o meio ambiente e sobre a sustentabilidade. Mas o que temos feito, como pais e como educadores, para ajudá-las nesse caminho? Pensando nisso, pedimos para a doutora em Qualidade Ambiental e mãe Melissa Dietrich da Rosa montar uma lista de livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade. São obras escritas especialmente para crianças, mas que falam de um assunto sério e cada vez mais importante para o futuro do planeta. E, consequentemente, das nossas crianças. A lista que você confere a seguir apresenta sete livros infantis superlegais que podem ajudar as famílias e as escolas a trabalharem este assunto tão delicado através de diversas perspectivas. Ah, um deles é gratuito!

Relembre 5 livros da sua infância que você pode apresentar ao seu filho

Conheça 5 livros que podem inspirar seu filho a construir um mundo melhor

Saiba onde encontrar 118 histórias infantis em áudio para seu filho escutar

Foto: Freepik.com


Pai, o que é sustentabilidade?
Flavio Alterthum e Telma Alves Monezi, com ilustrações de Daniela Velásquez

Pai, o que é sustentabilidade? é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

O primeiro livro da nossa lista não poderia ser outro! Em Pai, o que é sustentabilidade? os autores apresentam esse tema super atual de forma lúdica e descomplicada. O livro pode ser apresentado para crianças um pouco mais crescidinhas, a partir dos 7 de idade. É um ótimo instrumento para pais e filhos pensarem sustentabilidade em casa e para escolas trabalharem estes conceitos em sala de aula.

Clique aqui para comprar Pai, o que é sustentabilidade? na Amazon


Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará
Angelo Machado, com ilustrações de May Shuravel Berger

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

Quem nunca ouviu a história da Chapeuzinho Vermelho? Aqui a menina é transportada para um universo muito mais próximo das nossas crianças, o Cerrado Brasileiro, e encontra com o Lobo-guará. O livro apresenta uma perspectiva completamente diferente do clássico, trabalhando com a questão da extinção das espécies e nosso relacionamento com esta problemática. É uma leitura divertida e que apresenta um desfecho muito mais interessante, em termos ambientais, para o Lobo e a Chapeuzinho.

Clique aqui para comprar Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará na Amazon


A História do Planeta Azul
Andri Snaer Magnason, com ilustrações de Áslaug Jónsdóttir

A História do Planeta Azul é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

O premiado livro A História do Planeta Azul já foi publicado em mais de 25 línguas e até a cantora Bjork já recomendou sua leitura. É daqueles livros que toda biblioteca de escola deveria ter, mas também pode ser apreciado em casa pelas famílias. Com clima de mistério, a história se passa em um mundo em que só existem crianças, onde elas fazem tudo que querem, quando querem. Tudo começa a ficar complicado e diferente quando um adulto aparece na história.

Clique aqui para comprar A História do Planeta Azul na Amazon



Acabou a Água
Suelen Katerine A. Santos

Acabou a Água é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

Acabou a Água já é um clássico nas salas de aula das escolas infantis. A autora, Suelen Katerine A. Santos, é responsável por livros em que os personagens (os pequenos ratinhos Riki e Gabi – se seu filho vai à escolinha, já deve ter vindo falando deles e talvez você tenha até achado que eram coleguinhas) passam por diversas aventuras e no caminho ensinam algo ao leitor. Voltado para as crianças menores, da educação infantil, é aquele livro que pode ser lido muitas vezes durante a infância. Aqui, podemos acrescentar os outros livros da série: Jogue Lixo no Lixo; Meu Brinquedo é Diferente; O Mundinho Agradece. Vamos Plantar Uma Árvore; Ajude a Natureza.

Clique aqui para comprar Acabou a Água na Amazon


A Vida Íntima de Laura
Clarice Lispector, com ilustrações de Odilon Moraes

A Vida Íntima de Laura é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

Em A Vida Íntima de Laura, Clarice Lispector usa uma personagem inusitada (a galinha Laura) para trabalhar conceitos éticos da vida em sociedade. Parte de uma série de livros infantis de Clarice Lispector, que trabalham diversos assuntos complexos de forma lúdica, A Vida Íntima de Laura trabalha a sustentabilidade do ponto de vista da consciência social, do respeito aos indivíduos e a importância do individual para o coletivo. Recomendamos esta leitura para crianças a partir dos 8 anos de idade.

Clique aqui para comprar A Vida Íntima de Laura na Amazon


O Menino do Dedo Verde
Maurice Druon

O Menino do Dedo Verde é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

Neste clássico da literatura infanto-juvenil, a vida do menino Tistu nos leva por uma imersão em um universo lírico onde o respeito à natureza é o pano de fundo da história. Tistu é um menino diferente, por ser diferente ele não pode ir à escola e é aí que começa sua história. Um texto rico, cheio de oportunidades de reflexões e aprendizados e que com certeza vai fazer os pais relembrarem a própria infância.

Clique aqui para comprar O Menino do Dedo Verde na Amazon


Manual Para Jovens Sonhadores
Nathalie Trutmann, com ilustrações de Emily Chen

Manual para Jovens Sonhadores é um dos livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade da lista do DiverDica

Como se agarrar a um sonho sem se preocupar com um milhão de coisas? Nathalie Trutmann parece ter descoberto a fórmula deste segredo e no livro Manual Para Jovens Sonhadores, um ebook gratuito que você pode acessar aqui, ela nos leva conto a conto a descobrir este segredo. Um livro encantador que pode ser lido por crianças, adolescentes e adultos e que ensina sustentabilidade através do enfrentamento de paradigmas sobre nosso papel e escolhas de vida.

Clique aqui para acessar o e-book gratuito Manual Para Jovens Sonhadores no EcoDesenvolvimento.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed by Vectortwins / Freepik
X