5 livros da sua infância para seu filho ler

Tem livros que marcam a nossa vida, não é mesmo? E, muitas vezes, nem são os grandes clássicos da literatura, ou livros adultos e complexos que lemos depois da maturidade. Muito do que nos marca vem lá da infância, inclusive os livros que lemos e carregamos para sempre no coração! O DiverDica separou cinco livros desses que marcaram a infância de muita gente e que ainda estão à venda nas lojas hoje em dia. Nossa ideia é que você, mamãe ou papais que, no passado, foram as crianças que leram essas histórias e as guardam com tanto carinho na memória, possam apresentar estes livros da sua infância a seus filhos. E que eles também possam ter na memória estas leituras tão importantes e marcantes no futuro.

Se você gosta de literatura e acha importante incentivar as crianças a lerem, confira nossa matéria sobre cinco livros que podem inspirar nossos filhos a construírem um mundo melhor! Reunimos as sugestões de histórias que abordam temas importantes do cotidiano com muito carinho para você!

E aí, está preparado para voltar ao passado, relembrar estes clássicos e depois mostrar os livros da sua infância para seu filho? Confira nossa lista!


A Bolsa Amarela
Lygia Bojunga

A Bolsa Amarela é um dos livros da sua infância que ainda existem à venda hoje

Um clássico infantil da autora gaúcha Lygia Bojunga que muita gente que cresceu nos anos 1980 e 1990 leu. A Bolsa Amarela conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela): a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa. A Bolsa Amarela recebeu o selo de ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, dado anualmente ao livro considerado “o melhor para a criança”.


Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias
Ruth Rocha

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias é um dos livros da sua infância que ainda existem à venda hoje

 

“Marcelo vivia fazendo perguntas a todo mundo. ‘Papai, por que é que a chuva cai?’ ‘Mamãe, por que é que o mar não derrama?’ ‘Vovó, por que é que o cachorro tem quatro pernas?’ As pessoas grandes às vezes respondiam. Às vezes, não sabiam como responder. ‘Ah, Marcelo, sei lá…’ Esse trechinho da história de Marcelo é inesquecível, não é mesmo? Dá para voltar à nossa infância relendo histórias como essa. Esse livro certamente foi um dos mais lidos entre as crianças nos anos 1980 e 1990. E tem mais histórias além da do Marcelo! São três contos para as crianças lerem e se identificarem. Os personagens dos contos de Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias são crianças que vivem no espaço urbano e resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.



O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe é um dos livros da sua infância que ainda existem à venda hoje

A história do piloto que cai com seu avião no deserto e encontra ali o menino que seria seu único amigo e que, entre outras lições, o ensina a valorizar as pequenas coisas da vida, é um dos grandes clássicos da literatura do século 20. O conto singelo e agridoce encantou milhões de leitores em todo o mundo desde que foi lançado, nos anos 1940, e é até hoje uma das obras mais vendidas da literatura mundial. Dá para arriscar e dizer aqui que todo mundo leu! Foi ou não foi um dos livros da sua infância? Para as crianças, é uma obra cheia de valores importantes e uma leitura cativante!


Menino Maluquinho
Ziraldo

O Menino Maluquinho é um dos livros da sua infância que ainda existem à venda hoje

“Um menininho traquinas, diziam. Tinha macaquinhos no sótão, deitava e rolava, fazendo confusão. Um anjinho, um saci? Alegria da casa, liderava a garotada. Namorador, fazia versinhos, compunha canções, inventava brincadeiras. Era sabido, um amigão. ‘Menino Maluquinho’, diziam sorrindo as pessoas. Não era, não! Só mais tarde descobriram que tinha sido um garotinho muito amado e, por isso mesmo, muito feliz.” O maior sucesso de Ziraldo se tornou um verdadeiro ícone da cultura brasileira: além de livro, virou filmes, história em quadrinhos… E tem divertido crianças (e formado leitores) há décadas! Leitura indispensável para qualquer criança, maluquinha ou não!


Manual do Escoteiro Mirim

Manual do Escoteiro Mirim é um dos livros da sua infância que ainda existem à venda hoje

O livro inspirado no manual que Huguinho, Zezinho e Luisinho utilizam nos quadrinhos da Disney para resolver todo tipo de problema foi o sonho de consumo de muita criança nos anos 1970, 1980 e 1990! E para as crianças que o leram, o Manual do Escoteiro Mirim também inspirou muitas brincadeiras e aventuras! O livro traz dicas sobre diversos assuntos, como mapas, acampamentos, fotografia, piratas… Tem muita coisa legal para as crianças se divertirem. Elas só vão parar de ler para brincar de escoteiro mirim!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed by Vectortwins / Freepik
X