11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Aqui no DiverDica a gente adora escrever sobre livros. Isso porque, para nós, a literatura é fundamental na formação das crianças – e dos adultos que elas vão ser. E também porque nós amamos ler aqui em casa! Então hoje a matéria é para lá de especial para nós e, esperamos, para você também! Nós reunimos na lista que começa nesta página 11 livros infantis de grandes escritores internacionais para você ler e se deliciar com seu filho. Tem José Saramago, James Joyce, Pablo Neruda, Tolstói, Goethe, Tchékhov e outras surpresas. E tem muito amor pela literatura, histórias lindas, muita arte e carinho nessas obras. Você vai conhecer a história de um urso que vivia nos encanamentos de um prédio, de um rapaz que roubou uma estrela e de um ogro apaixonado por uma fada. Um trecho de uma obra essencial da literatura mundial transformado em livro infantil. A carta de um avô ao seu neto falando sobre gatos. E todas essas obras estão cheias de ecos da literatura de cada um desses escritores incríveis.

A gente sabe que tem um monte de livros infantis excelentes de autores que se dedicam somente a esse gênero. E nós ainda vamos recomendar um monte deles para você aqui no DiverDica, porque tem vários livros infantis que a gente ama ler aqui em casa e adora contar para todo mundo. A gente também não incluiu nessa matéria nenhum autor brasileiro porque a gente acha que eles merecem uma matéria só deles, que a gente também já está produzindo (e amando fazer!). Então calma aí que ainda vai ter mais sugestões de livros infantis de grandes escritores por aqui, brasileiros e estrangeiros! Enquanto isso, aproveite as nossas dicas, que a gente produziu com todo carinho e, se você se interessar por alguma obra, é só clicar nos links para vê-las e comprá-las na Amazon!

5 livros infantis para um mundo melhor

5 livros da sua infância para seu filho ler

7 livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade

5 livros para te ajudar na criação de seu filho

Para Educar Crianças Feministas [RESENHA]

Este artigo contém links afiliados da Amazon. Isto significa que o DiverDica recebe uma pequena comissão a cada compra efetuada na Amazon por alguém que clicar nesses links. Mesmo assim, nós só recomendamos produtos que nós gostamos muito. Se você curte o nosso trabalho e tem vontade de nos apoiar, fazer compras na Amazon a partir desses links é uma forma bem legal de fazer isso! Obrigado pelo seu carinho!

Arte: Marta Chicote Juiz


A Maior Flor do Mundo
José Saramago

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

A gente já começa essa lista de livros infantis de grandes escritores com um vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. José Saramago, autor de obras incríveis como Ensaio Sobre a Cegueira e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, transformou-se em personagem da história para escrever A Maior Flor do Mundo. “(…) o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: ‘seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…'”, diz a sinopse do livro. A Maior Flor do Mundo conta a história de um menino que faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. A brincadeira está no fato de que o enredo não é contado com uma história pronta, mas sim como um esboço do que Saramago teria contado se pudesse escrever a melhor história de todos os tempos. “Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível”.

          


Fonchito e a Lua
Mario Vargas Llosa

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Fonchito adoraria dar um beijinho no rosto de Nereida, a menina mais bonita da escola. Mas ela só vai deixar se ele puder lhe trazer a lua! O que ele pode fazer agora? Essa história fofa do escritor peruano Mario Vargas Llosa (também vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, autor de obras como O Sonho do Celta, Tia Julia e o Escrevinhador e A Guerra do Fim do Mundo), com ilustrações lindíssimas da artista espanhola Marta Chicote Juiz, é uma das nossas prediletas dessa lista. A busca de Fonchito por uma solução para esse problema é contada com delicadeza e sem subestimar os pequenos leitores.

          


O Ogro da Rússia
Victor Hugo

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Victor Hugo é um dos maiores escritores de todos os tempos, autor de clássicos obrigatórios como Os Miseráveis e O Corcunda de Notre Dame. Na fábula O Ogro da Rússia, conta a história do príncipe Ogrovsky: “Os ogros não têm boa fama. Por aqui, também são conhecidos como bicho-papão, papa-gente, boitatá e cuca, entre muitos outros nomes. Pois, nesta fábula, o ogro está apaixonado, e logo por quem? Por uma fada.” Dá para ver onde essa história vai chegar? Olha só: “Ele vai até o castelo da fada, mas, em vez de encontrá-la, dá de cara com o filhinho dela. Depois de esperar, esperar e esperar pela dama, ele fica entediado e acaba engolindo o bebê! Pobre fada, esta história estava mesmo cheirando a desastre…” O livro é ilustrado por Sacha Poliakova e a arte é uma atração à parte: os personagens são todos representados como se fossem marionetes, como se um teatro de bonecos estivesse acontecendo nas páginas do livro. Nós adoramos!

          


Histórias de Bichos
Liev Tolstói

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Liev Tolstói é autor de clássicos como Guerra e Paz, Anna Kariênina e A Morte de Iván Ilitch. Histórias de Bichos reúne sete contos infantis do escritor russo em uma tradução primorosa de Vadim Nikitin. São histórias instigantes que Tolstói contava às crianças que frequentavam a escola gratuita que ele mantinha em sua propriedade, fábulas que convidam as crianças a refletirem sobre a vida e sua relação com o mundo.

          


História da Ressurreição do Papagaio
Eduardo Galeano

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

“O papagaio caiu na panela que fumegava. Aproximou-se, ficou tonto e caiu. Caiu por ser curioso, e afogou-se na sopa quente. A menina, que era sua amiga, chorou…” Em História da Ressurreição do Papagaio, o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de As Veias Abertas da América Latina, entre outras obras, fala sobre a comoção de seres de toda espécie com o ocorrido, o que leva um oleiro do Ceará a ressuscitar o papagaio. A história é inspirada em um poema de cordel ouvido por Galeano em um mercado no Nordeste brasileiro. Este é outro livro com arte lindíssima: esculturas coloridas em madeira do espanhol Antonio Santos, produzidas segundo a tradição dos artesãos cearenses, ilustram a história do distraído papagaio que morre ao cair na panela de sopa quente. E a tradução é assinada pelo poeta Ferreira Gullar!

          


O Discurso do Urso
Julio Cortázar

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

O Discurso do Urso é a edição de um conto de Julio Cortázar que apareceu originalmente no livro Histórias de Cronópios e de Famas. Este é outro dos nossos favoritos dessa lista. O Discurso do Urso conta a história de um urso que mora nos encanamentos de um prédio e gosta de observar como vivem os humanos que o habitam. A história é contada pelo próprio urso, que adora deslizar para cima e para baixo limpando os canos e que, à noite, gosta de ver a lua dançando no céu. E, durante todo o tempo, também observa o cotidiano dos moradores do prédio. “(…) e espio a escuridão dos quartos onde moram esses seres que não podem andar pelos canos, e fico com pena de vê-los tão desajeitados e grandes, de escutar como roncam e sonham em voz alta e estão tão sós.”

          


Os Gatos de Copenhague
James Joyce

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Os Gatos de Copenhague é, na verdade, uma carta do escritor irlandês James Joyce para o neto Stephen Joyce descoberta em 2006 e transformada em livro infantil mais recentemente. Nela, o avô conta ao neto sobre a falta de gatos em Copenhague, capital da Dinamarca, onde ele só acha peixes. A gente sabe que a leitura das obras de James Joyce pode ser desafiadora, mas esse não é o caso aqui. Os Gatos de Copenhague, até por sua origem em uma carta real escrita por Joyce ao neto, é bem simples e não tem nada daquele experimentalismo todo que a gente vê em obras como o dificílimo – mas fascinante – Finnegans Wake.

          


Ode a uma Estrela
Pablo Neruda

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Olha aí mais um vencedor do Prêmio Nobel de Literatura na nossa lista de livros infantis de grandes escritores! O poeta Pablo Neruda é outro dos nossos favoritos (a essa altura, já deve ter dado para notar o nosso amor pela literatura latino-americana, né?) e Ode a uma Estrela é uma belíssima introdução ao seu realismo mágico para as crianças. O poema, publicado pela primeira vez em Terceiro Livro das Odes, conta história de um homem que adora as estrelas e resolve tirar uma do céu, levá-la para casa e escondê-la debaixo da cama. “Ao subir à noite no terraço de um arranha-céu altíssimo e aflitivo pude tocar a abóboda noturna e em um ato de amor extraordinário apoderei-me de uma estrela celeste”, começa o narrador, para o encanto – e espanto – dos pequenos leitores. “Era uma noite negra e eu deslizava pelas ruas com a estrela roubada em meu bolso.” Tem como não se deixar levar?

          


O Gato e o Escuro
Mia Couto

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Pintalgato é um gatinho que vive curioso para descobrir o que há sob a sombra da noite. Apesar de ser sempre alertado pela sua mãe para que não passe a linha que divide o dia da noite, ele o faz, e, ao voltar, descobre que seu pelo, antes amarelo, agora ficou todinho preto. Olha só esse trecho: “Certa vez, inspirou coragem e passou uma perna para o lado de lá, onde a noite se enrosca a dormir. Foi ganhando mais confiança e, de cada vez, se adentrou um bocadinho. Até que a metade completa dele já passara a fronteira para além do limite. Quando regressava de sua obediência, olhou para as patas dianteiras e se assustou. Estavam pretas, mais que o breu.” O Gato e o Escuro, fábula do escritor moçambicano Mia Couto, é toda sobre o medo e o encantamento com o desconhecido e o que esses dois sentimentos fazem com a gente. Cheio de neologismos fofos (e também carregados de poesia), é uma história fantástica para encantar crianças e adultos e fazê-los refletir. Quer ver? Olha o que diz a mãe, ao consolar o escuro (sim, o escuro é um personagem da história; o mais interessante, inclusive), muito triste com a sua condição: “Somos nós que enchemos o escuro com nossos medos.”

          


A Tabuada da Bruxa
J. W. Goethe

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

De todos os livros infantis de grandes escritores que a gente reuniu nessa lista, esse é um dos mais interessantes. A Tabuada da Bruxa é uma “interpretação visual”, como vários analistas já descreveram, de um trecho de Faustoobra-prima de Goethe. Em Fausto, o desiludido protagonista faz um pacto com o demônio Mefistófeles, mas aqui o tema é bem mais leve e apropriado para a criançada. Em dado momento da obra original, uma bruxa prepara um elixir da juventude para Fausto. Enquanto cozinha, canta o poema maluco que teve cada verso transformado em uma pequena história neste livro infantil superlegal pelo ilustrador Wolf Erlbruch. Nós adoramos!.

          


Cachtánca
Anton Tchékhov

11 livros infantis de grandes escritores para ler com os filhos

Este conto do médico, escritor e dramaturgo russo Anton Tchékhov foi publicado pela primeira vez em 1887 e a história é contada sob o ponto de vista da cachorrinha vira-latas Cachtánca. Ela vive, faminta e mal cuidada, com o marceneiro Lucá, rude e alcoólatra até que um dia se perde do dono. É encontrada e acolhida por um gentil adestrador de circo, que lhe dá um novo lar, onde ela passa a viver com um gato, um ganso e uma porca amestrados. Ela gosta da nova vida, mas mesmo assim sente saudades do antigo dono e do filho dele, Fediúchca. É esse conflito de sentimentos que dá o tom da história que Cachtánca está contando, e que transborda das páginas do livro para emocionar também os leitores, pequenos e grandes. Cachtánca é uma leitura tocante e inesquecível para as crianças. E é o título perfeito para fechar essa lista de livros infantis de grandes escritores que nós adoramos fazer para você! Boa leitura!

          

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed by Vectortwins / Freepik
X